“O Sealba Show é determinante na tomada de decisões dos produtores rurais da região’, diz Ivan Sobral
“O Sealba Show é determinante na tomada de decisões dos produtores para o aumento de produtividade e eficiência nas propriedades rurais da região. Isso ficou mais uma vez demonstrado com o sucesso da 3ª edição”, aponta o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese), Ivan Sobral, sobre o evento que abriu o calendário nacional de feiras agrícolas.
Considerado o 3º maior evento de negócios agropecuários do Nordeste, o Sealba Show 2024 atraiu mais de 50 mil pessoas ao Parque Cunha Menezes em Itabaiana, no agreste de Sergipe, entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.
“Além dos testemunhos espontâneos de expositores e visitantes, que atestam o êxito do Sealba Show, os números prévios de público e movimentação de negócios acima dos R$ 300 milhões nos dão a certeza de que alcançamos a nossa missão de proporcionar um ambiente favorável para o crescimento dos produtores seja por meio das capacitações ofertadas ou através da possibilidade de encontrar num só lugar o que há de melhor em máquinas, implementos, insumos, crédito e tecnologia de mais de 175 marcas para garantir um bom desenvolvimento das safras neste ano”, avaliou o presidente.
Produtores rurais e profissionais ligados ao setor de vários estados, fizeram investimentos, facilitados pela presença de agentes financeiros como o Banco do Nordeste e o Banese, que reuniram soluções financeiras para que os produtores rurais consigam potencializar os resultados em suas propriedades e torná-las mais modernas, inovadoras e competitivas. Além disso, tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre as tendências, lançamentos e tecnologias para grandes e pequenas propriedades rurais.
“O Senar disponibilizou uma série de palestras técnicas que aliaram teoria e prática aplicada às realidades dos produtores rurais com recursos tecnológicos de realidade aumentada, além da consultoria dos nossos especialistas nas ciências agrárias que integram a Assistência Técnica e Gerencial, que já é ofertada aos produtores ao longo de todo ano”, enfatizou o superintendente do Senar Sergipe, Denio Leite.
Outra grande novidade desta edição foi a Carreta Agro pelo Brasil. Iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o veículo fez sua primeira parada em Sergipe, proporcionado aos visitantes do Sealba Show um tour imersivo pela história do alimento, oficinas gastronômicas com produtos regionais e ainda a transmissão ao vivo do evento no podcast Safra Sealba, uma parceria do Sistema Faese/Senar com a CNA.
Já quem visitou o stand do Sebrae, correalizador do Sealba Show, conheceu iguarias produzidas por produtores sergipanos, a exemplo das castanhas do Carrilho, e fizeram uma experiência imersiva no circuito dos umbuzeiros, exemplo do potencial econômico do turismo rural para a região.
“Nós trabalhamos uma série de serviços para mostrar todos os segmentos em que atua no agro, além de startups e os produtos que são comercializados no estado. Foi um momento engrandecedor para o produtor que poderá melhorar cada vez mais os seus negócios com o suporte do Sebrae”, diz a superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola.
O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou a relevância da feira no fomento das melhorias e avanços necessários ao desenvolvimento das propriedades espalhadas nos mais de 5 milhões de hectares da Sealba.
“Essa é uma região nova em termos de produção, mas que vem se reinventando e a Feira garante a possibilidade de os produtores que atuam nessa fronteira possam fazer a conversão de cadeias produtivas entre aquelas que geram mais rentabilidade, mas que demandam mais tecnologia”, disse.
Após mais uma edição próspera, o Sealba Show já tem data marcada para ocorrer em 2025. O Show do Agronegócio ocorre de 5 a 8 de fevereiro, no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana.
O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, com correalização do Sebrae, e patrocínio da CNA, Senar/Sergipe, Governo de Sergipe, Banco do Nordeste, Banese, Prefeitura Municipal de Itabaiana e apoio do Grupo Energisa.