Quem somos
O SEALBA SHOW reúne produtores rurais, autoridades, técnicos, empresas do ramo agrícola e veículos de comunicação, que se voltam ao campo para tratar da relevância da agricultura e marca o início do plantio de mais uma grande safra de grãos para a Região.
A feira acontece no município de Itabaiana, região agreste de Sergipe e já considerada a maior vitrine do agronegócio da região, ficando entre as 3 maiores da região nordeste em volume de negócios.
As maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, veículos, genética e serviços marcam presença, o que torna a feira uma excelente oportunidade de realizar negócios, promover a sua marca e ficar em dia com as novidades do mercado.
GRANDES OPORTUNIDADES DE:
- Tecnologia Agrícola
- Networking
- Troca de Experiências
- Inovação
- Conhecimento
- Soluções para todos os tipos de cultura
- Palco de grandes lançamentos
- Principais tendências do agronegócio
- Crédito Rural com os agentes financeiros
NÚMEROS SEALBA SHOW 2023
Público superior a 45 mil pessoas. Mais de 160 grandes marcas nacionais e internacionais. 220 milhões de reais em volume de negócios. 200 matérias publicadas a nível nacional. Área de 65 mil metros quadrados.
Portanto, essa é uma grande oportunidade para as instituições, indústrias e empresas do ramo agropecuário apresentarem os produtos/serviços aos visitantes em um espaço de inovação.
Faça parte do maior evento de agronegócios da região!
Agronegócio em Alta
O agronegócio representa 27,4% do PIB nacional, a maior desde 2004 (quando foi de 27,53%) e é responsável pelo saldo positivo da balança comercial com participação recorde, em 2021 e superavit de US$ 43,7 bilhões nos quatro primeiros meses de 2022, quando as exportações cresceram 34,9% no mesmo período.
O agronegócio tem sido responsável pela geração constante e duradoura de empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, o setor tem um saldo positivo de 140,9 mil novas vagas de trabalho no ano de 2021
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresce ano após ano.
Região SEALBA
SEALBA –identificada pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, a região tem grande potencial agrícola, formada pelas siglas dos Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia com um total de 171 municípios.
- 69 em Sergipe
- 74 em Alagoas
- 28 no nordeste da Bahia.
- Área territorial distribuída
- 33,2% no estado de Sergipe (1.707.815 ha)
- 36,1% em Alagoas (1.859.438 ha)
- 30,7% na Bahia (1.581.688 ha),
TOTAL 5.148.941 hectares.
O principal critério para delimitar a região SEALBA foi a ocorrência histórica de chuvas em volumes iguais ou superiores a 450 mm, de abril a setembro. Precipitação suficiente para o cultivo de grãos em sequeiro, significativo para a expansão agrícola no território.
Como diferencial do desenvolvimento territorial estratégico, a região SEALBA apresenta como vantagens e potencialidades: possibilidade de exportação face à proximidade de portos, época de plantio diferenciada em relação ao Centro-Sul e ao MATOPIBA (Território dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), potencial de ser um polo de produção de sementes de grãos como soja, expansão de culturas irrigadas na região do Baixo São Francisco.
Os municípios do SEALBA contam com o zoneamento de risco climático para um rol de culturas agrícolas, que possibilita a concessão de financiamento e seguro-safra.