Sealba Show e Agro BR incentivam exportação de produtos agrícolas

Sealba Show e Agro BR incentivam exportação de produtos agrícolas

A exportação é um dos estágios mais altos do escoamento da produção. Quando ela acontece é sinal de que os produtos têm qualidade elevada e de que o faturamento vai bem.

Na programação do Sealba Show, secretários municipais de Agricultura de vários municípios dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas conheceram a história de sucesso da Cooperativa dos Cacauicultores do Sul da Bahia (Coopercabruca), que tem se fortalecido e ampliado sua área de comercialização, levando o cacau brasileiro para Suíça.

Segundo Orlantildes Pereira, presidente da Coopercabruca, a exportação internacional agrega valor e permite que o agricultor tenha uma perspectiva de negócios.

“Temos conseguido abrir o mercado, aumentar o faturamento e transferir isso para o produtor. Estamos transferindo para suíça massa de cacau produzida na Bahia. O nosso chocolate produzido com o nosso cacau não fica em nada devendo aos melhores chocolates do mundo. Nossa proposta agora é ampliar nossa atuação no mercado externo”, contou.

Para o consultor de Exportação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Roberto Vianna, a história da Coopercabruca reafirma o compromisso do Agro BR, programa desenvolvido pela CNA.

“A Coopercabruca foi atendida pelo projeto Agro BR desde 2020, foi apoiada pelas ferramentas de promoção comercial. Eles mostraram como uma cooperativa consegue atingir o mercado internacional”, pontuou.

Roberto também falou, durante o Sealba Show, sobre a nova edição do Agro BR, que vai até 2025.
“As inscrições estão abertas para produtores do setor agropecuário que tenham interesse em exportar”, explicou.

O Agro.BR é um projeto da CNA em parceria com a Apex-Brasil para ampliar a pauta exportadora brasileira. Trabalhando junto a empreendedores rurais de todos os tamanhos, incluindo iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação. Isso inclui sensibilização, capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios, suporte em escritórios no exterior e outras ações.

 

Compartilhar Post