Sealba Show oferece oportunidade de negócios, conhecimento e difusão de tecnologias
Nesta quarta-feira (18), a programação do Sealba Show foi apresentada à imprensa em uma entrevista coletiva no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese), em Aracaju. A maior vitrine do agronegócio da região Sealba acontece de 1º a 4 de fevereiro no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana, onde 160 marcas levam novidades, tecnologia, lançamentos e a principais tendências do setor.
Com o dobro de área, em relação a primeira edição, o Sealba Show 2023 ocupará uma área de 65 mil metros quadrados. A expectativa de público é superior a 20 mil pessoas e mais de 80 milhões de reais em volume de negócios, ficando entre as 3 maiores feiras do Nordeste.
Programação
Dentro da programação divulgada durante a coletiva foram apresentados eventos como o Encontro do Agro com os Secretários municipais de agricultura da região Sealba, que acontecerá na quinta-feira (02). A proposta é fomentar a inclusão das produções agrícolas locais na merenda escolar, além de discutir sobre exportação e casos de sucesso. Na programação também acontece o Encontro do Agro com a Educação, na quarta-feira (01), que discute inserção do agro no material escolar.
O Encontro do Agro com os Poderes reúne representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário e acontecerá na sexta-feira (03), na discussão estarão as principais pautas do agro no Congresso Nacional, com participação do presidente de Instituto Pensar Agro e consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nilson Leitão
Como uma das novidades da programação, acontecerá o Sealba para Elas, com palestras para empoderar as mulheres que empreendem no agronegócio, convite aberto para todos os movimentos de mulheres deste setor.
O Sealba Show também vai reunir grandes nomes do agro, que são referência na difusão de conhecimento por onde passam, como por exemplo, Camila Telles, produtora, comunicadora e defensora do agro brasileiro que participa do Encontro do Agro com os Jovens no sábado (04).
Também durante o Sealba Show, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), terá o Desafio do Milhão, Realidade Aumentada de Trator Agrícola, Colheitadeira de grãos e agroindústria de produtos lácteos, além de Especialistas das ciências agrárias para tirar dúvidas do Produtor Rural. Já o Sebrae Sergipe, terá palestras chamadas de Pílulas do Conhecimento, Espaço Agronordeste, exposição e comercialização de produtos desenvolvidos pelo Programa Agronordeste, e divulgação do SebraeTec para segmento rural, consultorias em gestão e ALI Rural.
A Sealba Store, que é a loja oficial do Sealba Show vai estar em pleno funcionamento durante os dias do evento, no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana. Serão vendidos produtos como camisetas personalizadas, bonés, canivetes, chaveiros e outros artigos.
Participaram da coletiva o presidente da Faese, Ivan Sobral, o diretor técnico do Sebrae, Brenno Barreto, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Denio Leite, o prefeito do município de Itabaiana, Adailton Souza, o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Lenin Falcão e o delegado da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais, Fernando Melo.
Para o presidente da Faese, Ivan Sobral, o Sealba Show traz para Sergipe um novo momento para quem trabalha no campo. “Nós realizamos a primeira edição no ano de 2022 e foi muito impactante com relação ao volume de negócio, superou todas as nossas expectativas. Então, nós ampliamos a disposição para as empresas de 30 mil para 65 mil metros quadrados. O Sealba na sua primeira edição já foi grandioso e vai ser muito maior na segunda edição”, disse.
Segundo diretor técnico do Sebrae, Brenno Barreto o evento é fundamental para o desenvolvimento de novos negócios. “O Sealba Show já vem mostrando que vai se consolidar no calendário de Sergipe. Vamos ativar produtos do Sebrae Tec durante o evento. É um momento importante para que todos que vão passar por ali possam conhecer todos os serviços que são oferecidos pelo Sebrae”, destacou.
O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, comemorou a realização do evento pela segunda vez no município.
“O Sealba Show envolve três estados e Itabaiana mais uma vez sedia esse evento. Ficamos muito felizes com toda a geração econômica que esse evento promove e estamos à disposição da Faese para colaborar com o que for preciso em mais um ano”, pontuou.
O Banco do Nordeste que mais uma vez participa do evento como patrocinador, estará durante o Sealba Show facilitando negócios para o desenvolvimento do agro na região. “Vamos assinar contratos e financiamentos que já estão sendo trabalhados para o Sealba. A gente vem mais uma vez com essa força para apresentar ao produtor, aos empresários do setor que a gente tem verba para investir e que a gente acredita no desenvolvimento da região.
Durante o Selaba Show, Delegacia de Repressão a Crimes Rurais vai funcionar dentro do evento. O delegado Fernando Melo reforçou a importância da aproximação da Polícia Civil com a população do campo.
“Vamos funcionar para emissão de registros de Boletins de Ocorrência, estaremos disponíveis para informações e também faremos a distribuição de cartilhas no evento para que todos conheçam mais nosso trabalho”, falou.
A denominação Sealba é uma organização territorial formada por 171 municípios dos estados de Sergipe, Alagoas e o nordeste da Bahia, por isso a junção das siglas dos três estados.
Sobre o Sealba Show
O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar/Sergipe, Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Banese, com apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana.