Sealba Show 2025: Workshop do Agronegócio orienta produtores sobre gestão fiscal e tributária
Na tarde desta quarta-feira, 5, a Arena Multieventos da Sealba Show recebeu o Workshop de Agronegócio. O Fórum reuniu a Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), a Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz/SE), o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) e a Receita Federal de Sergipe. Na ocasião, os palestrantes levantaram debates sobre questões tributárias e fiscais para produtores rurais.
Os temas discutidos foram: Livro Caixa Digital e Declaração de Imposto de Renda; Reforma Tributária; recolhimento do Imposto Nacional do Seguro Social – INSS; Regularização Fundiária, Proagro: acesso a crédito rural, cobranças e dívidas; ICMS na Atividade Rural; e Cadastro Rural e ITR.
O chefe do posto da Receita Federal em Itabaiana/SE e um dos palestrantes, Adinaldo Lima Neto, deu orientações sobre a parte de cadastro rural e imposto territorial. “É algo que as pessoas ainda têm muita dificuldade em regularizar. Muito disso acontece porque essa burocracia acontece de forma digital. Um pequeno agricultor, por exemplo, que não tem uma contabilidade, é quem mais sente isso. Vamos mostrar como fazer, manter atualizado, como cancelar em caso de venda, e como transferir imóveis”, afirmou Adinaldo.
A presidente da comissão especial de agronegócio da OAB/SE e advogada, Acácia Costa, diz que é uma honra estar na Sealba Show contribuindo e colaborando com o Sistema Faese/Senar.
“Este é um evento de suma importância para o setor, estamos cumprindo nossa missão institucional, que é levar esclarecimento sobre ações importantes para o pequeno, médio e grande produtor rural. Na oportunidade, tratamos sobre a regularização fundiária, a fim de facilitar o acesso às informações e mostrando como o poder público pode ajudar nesse processo de registro”, detalhou.
Sealba Show
A Sealba Show é a 3ª maior feira agropecuária da região. Realizado pela Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) e correalizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, Governo Federal, Banese, Governo de Sergipe e apoio da Prefeitura de Itabaiana.