Visitantes conhecem uso da realidade virtual para o agro no Sealba Show
Um dos stands mais movimentados no Sealba Show é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar-SE). Quem visita o local, pode conhecer como funcionam as aulas de realidade virtual. No evento, estão sendo apresentadas as experiências do funcionamento de uma colheitadeira de grãos e da manutenção de tratores agrícolas.
“A gente consegue trazer as orientações básicas do funcionamento da colheitadeira, e ainda sobre a manutenção de sistemas de lubrificação, sistema de arrefecimento e a manutenção de todos os filtros do trator. Esses equipamentos nos auxiliam na apresentação do primeiro contato dos participantes com a realidade virtual, depois a gente consegue levá-los para campo e com isso a gente acelera a assimilação dos assistidos pelo Senar”, detalhou Diogo Matos, instrutor do Senar Goiás.
Ele também falou sobre a movimentação no stand e a curiosidade que as pessoas têm sobre essa tecnologia. “Nessas demonstrações, a gente consegue atingir até alguns públicos urbanos, crianças, estudantes do ensino médio e universitários. Isso aqui gera muita curiosidade. A partir do momento que a gente liga o equipamento, a gente trabalha o dia inteiro ou até a bateria do equipamento acabar, porque realmente chama muita atenção”, contou.
A necessidade de novas soluções no setor do agronegócio tem estimulado o mercado da tecnologia a desenvolver ferramentas para otimizar manejos, reduzir perdas e elevar produções. Como resultado disso, além de aumentar a produtividade, aumentam as possibilidades de preservação dos recursos naturais e do solo, evitando que a degradação comprometa a capacidade de produção.
O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese) e co realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar/Sergipe, Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Banese, com apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana.